JOGOS PARALÍMPICOS TÓQUIO 2020

Comunicações do CPP

   

Veja-nos

Facebook Youtube

Publicidade

VILT GROUP Get Adobe Flash player

White Get Adobe Flash player

Dom Pedro Hotels Get Adobe Flash player

“Força de conjunto proveniente do debate de ideias será o grande destaque do Congresso” – Andrew Parsons

10-04-2018 17:54:36

O Presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, já se encontra em Portugal para marcar presença no Congresso “Impactos e Desafios da Inclusão Desportiva” promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP) nos próximos dias 13 e 14 de Abril na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga. À margem de uma reunião decorrida esta manhã na Câmara Municipal de Lisboa com o Presidente Fernando Medina, o Vice-Presidente da CM Lisboa, Duarte Cordeiro, o Presidente do CPP, José Manuel Lourenço, e o Vice-Presidente do CPP, Sandro Araújo, o responsável máximo do IPC afirmou que “todos aprendem com a grande força de conjunto proveniente do debate de ideias entre países desenvolvidos e menos desenvolvidos” no Congresso deste fim-de-semana e que esta será a grande mais valia do encontro.

“Países e Comités Paralímpicos a interagirem e a se apoiarem uns aos outros é fundamental. Quanto mais conseguirmos essa cooperação entre diferentes países melhor para o desenvolvimento do desporto. Portugal já percorreu caminhos que certamente nações menos desenvolvidas não percorreram ainda e portanto pode apontar percursos a seguir nesse sentido. De outro ponto de vista, os países africanos podem-se apoiar entre si ao entenderem a realidade e ao verem que os desafios são semelhantes podem tentar buscar soluções que satisfaçam não só um ou dois países mas todo o contingente”, declarou Andrew Parsons.

O Presidente do IPC fez questão de sublinhar o caráter “fundamental” da realização de eventos como este Congresso que se enquadra na demonstração de “grande desenvolvimento de Portugal nos últimos anos não só dentro das pistas, quadras e piscinas mas também fora, na questão da administração, da comunicação e da estratégia de longo prazo”. Para Andrews Parsons, “Portugal afirma-se cada vez mais cada vez mais como uma potência europeia que caminha a passos largos para se tornar uma potência internacional” no universo do desporto adaptado, muito através da promoção da inclusão como solução para os principais desafios que se apresentam a nível global.

“Um dos maiores desafios é chegar aos países em desenvolvimento e fazer com que o desporto para a pessoa com deficiência seja entendido primeiro como uma questão de direito próprio, o direito de praticar atividade física de uma forma estruturada e orientada que possa ser desenvolvida enquanto cidadão. Daí até ao alto rendimento é um segundo passo, um segundo momento. Mas o fundamental é que toda a pessoa com ou sem deficiência tenha acesso à prática desportiva, sendo que para a pessoa com deficiência os ganhos são evidentes, o que aumenta ainda mais a importância desta primeira etapa da inclusão”, garantiu Andrew Parsons.

Recorde-se que Andrew Parsons vai marcar presença enquanto orador na sessão de abertura do Congresso “Impactos e Desafios da Inclusão Desportiva” prevista para as 10.00 horas do dia 13 de Abril no grande auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga. O evento vai-se prolongar até ao final da tarde do dia seguinte, 14 de Abril, com a participação de outras figuras de destaque dos panoramas desportivo e político nacional e internacional, tais como o Presidente do Comité Paralímpico Europeu, Ratko Kovacic, o Presidente do Comité Paralímpico Africano, Leonel da Rocha Pinto, o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e sete Presidentes de Comités Paralímpicos de países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor), assim como o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. As inscrições são gratuitas e mantêm-se abertas no site oficial do Comité Paralímpico de Portugal.

< Voltar

II Congresso do CPP

MAPA DE INCLUSÃO DESPORTIVA

REDESP

AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL

CAMPANHA