Comunicações do CPP

   

Veja-nos

Facebook Youtube

Publicidade

VILT GROUP Get Adobe Flash player

White Get Adobe Flash player

Dom Pedro Hotels Get Adobe Flash player

 

Jogos Surdolímpicos

História da Competição

Logotipo de ICDS

Os Jogos Surdolímpicos são o segundo evento multi-desportivo mais antigo, com a primeira edição em Paris no ano de 1924, onde participaram 145 atletas provenientes de nove nações europeias. Realizam-se de 4 em 4 anos e foram o primeiro evento desportivo internacional para atletas com deficiência auditiva.

Originalmente, de 1924 a 1965, os jogos foram chamados de "Jogos Internacionais para Surdos”. Posteriormente, de 1966 a 1999, foram chamados de "Jogos Mundiais para Surdos" e, por vezes, referidos como os "Jogos Mundiais Silenciosos ". A partir de 2000, os jogos passaram a ser conhecidos pelo seu nome actual "Deaflympics" ou Surdolímpicos, denominação oficial Portuguesa, muitas vezes erroneamente apelidados de "Olimpíadas dos Surdos.

A XXI edição dos Jogos Surdolímpicos foi realizada em Taipé, em Taiwan, no ano de 2009, e reuniu 4018 atletas e oficiais provenientes de 81 nações. Portugal participou pela primeira vez nos Jogos Surdolímpicos, na XVII edição em Sófia, na Bulgária, no ano de 1993 com 9 atletas. 

A última edição dos Jogos Surdolímpicos decorreu em Sófia, Bulgária, em 2013 e Portugal participou com uma Missão constituía por 13 atletas, em 7 modalidades, tendo conquistado três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze).

Para se qualificar para os jogos, os atletas devem ter uma perda de pelo menos 55db no seu "melhor ouvido". Próteses auditivas, implantes e similares não estão autorizados a serem utilizados na competição.

Jogos Surdolímpicos Sófia 2013

O Comité Paralímpico de Portugal foi a entidade responsável pela Missão Surdolímpica Portuguesa nos Jogos Surdolímpicos Sófia 2013, tendo participado com uma Missão composta por 13 atletas entre 7 modalidades, com Rui Pinheiro, enquanto Chefe de Missão. Portugal nas modalidades de: Atletismo, Ciclismo BTT,  Judo, Karaté, Luta Greco-romana, Natação e Taekwondo.

Medalhas conquistadas por Portugal - Sófia 2013:

1 Medalha de ouro: Hugo Passos - Luta Greco-romana (4.ª medalha de ouro consecutiva em Jogos Surdolímpicos)

1 Medalha de prata: Joana Santos - Judo

1 Medalha de bronze: Hélder Gomes - Taekwondo

Modalidades representadas nos Jogos Surdolímpicos Sófia 2013: Atletismo, Andebol, Badmington, Basquetebol, Bowling, Ciclismo (estrada), Ciclismo BTT, Futebol, Judo, Karaté, Luta Greco-romana, Natação, Luta Livre, Orientação, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro, Voleibol, Voleibol de Praia.

Paralympic Sports Tv

Paralympic Sports Tv

Visite a página do Comité Olímpico de Portugal

Comité Olimpico Português

AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL

adop