Comunicações do CPP

   

Veja-nos

Facebook Youtube

Publicidade

VILT GROUP Get Adobe Flash player

White Get Adobe Flash player

Dom Pedro Hotels Get Adobe Flash player

Jogos Paralímpicos

História da Competição

 

                                        

 

Em 1948, Sir Ludwig Guttmann organizou em Stoke Mandeville, na Inglaterra, uma competição desportiva entre veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na espinal medula. Quatro anos depois, competidores da Holanda juntaram-se aos jogos e nasceu um movimento internacional. Jogos ao estilo olímpico para atletas com deficiência foram organizados pela primeira vez em Roma, em 1960, e atualmente chamam-se Paralímpicos. Em 1976, em Toronto, foram acrescentados outros grupos de deficiência e surgiu a ideia de juntar diferentes grupos de pessoas com deficiência em competições desportivas internacionais. No mesmo ano realizaram-se os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno na Suécia.

Hoje, os Jogos Paralímpicos são eventos desportivos de elite para atletas com deficiência. Contudo, eles acentuam os feitos atléticos dos participantes, e não a deficiência. O movimento cresceu espetacularmente desde os primeiros dias. O número de atletas participantes nos Jogos Paralímpicos de Verão aumentou de 400 atletas de 23 países em Roma, em 1960, para 4200 atletas de 160 países em Londres 2012.

Os Jogos Paralímpicos sempre se realizaram no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. Desde os Jogos Paralímpicos de Seul 1988 e Jogos Paralímpicos de Inverno de Albertville 1992 também se realizam nos mesmos locais dos Jogos Olímpicos. Em 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o International Olympic Committee (Comité Olímpico Internacional) e o International Paralympic Committee (Comité Paralímpico Internacional) que assegura esta prática no futuro. A partir do processo de candidaturas para 2012 a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos acolhe igualmente os Paralímpicos.

A cidade de Londres, na Grã-Bretanha, acolheu os Jogos Paralímpicos de 2012, Sochi receberá os Jogos Paralímpicos de Inverno em 2014 e o Rio de Janeiro será a cidade anfitriã dos Jogos Paralímpicos de 2016.

Os Jogos Paralímpicos abrangem atletas com deficiências (da área motora, visual, paralisia cerebral e “les autres”) e, até 2000, atletas que sofriam de deficiência intelectual, sendo que após um interregno de 12 anos foi assinalado, em Londres, o regresso destes últimos.

 

Jogos Paralímpicos Londres 2012

 

Na XIV edição dos Jogos Paralímpicos Londres 2012 competiram cerca de 4200 atletas provenientes de 160 países de todo o mundo. Portugal esteve representado por 30 atletas de 5 modalidades, numa Missão chefiado por Carlos Lopes.

Modalidades em que Portugal esteve representado: atletismo, boccia, equitação, natação e remo.

 

Medalhas conquistadas por Portugal:

Medalha de prata: Boccia pares BC3 (Armando Costa, Luís Silva, José Macedo)

Medalha de bronze: Boccia, individuais BC3 (José Macedo)

Medalha de bronze: Atletismo - salto em comprimeto, F20 (Lenine Cunha)

 

Página oficial

Paralympic Sports Tv

Paralympic Sports Tv

Visite a página do Comité Olímpico de Portugal

Comité Olimpico Português

AUTORIDADE ANTIDOPAGEM DE PORTUGAL

adop